terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Tarefa 21 - Atividade de Produção Animal

 Educadores responsáveis: Ricardo Job e Rosane Mota

Prazo de entrega: 21/12/2020 (entregar para Rosane)

 

Olá, pessoal!!


Estamos começando a nossa última tarefa de 2020 e pra encerrar com chave de ouro, vamos introduzir um assunto muito importante: o cuidado com os animais.


No plano de estudos da semana passada vocês relataram um pouco sobre a rotina de trabalho das famílias de vocês e notamos que o trato dos animais é uma atividade presente na maioria das propriedades!


___________________________________________________________________________

SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL

 

O tema da “sanidade e bem-estar animal” tem sido amplamente discutido nas Universidades, entre os pesquisadores e entre os próprios agricultores e agricultoras. É cada vez mais importante cuidar da saúde e da qualidade de vida dos animais, inclusive para obter um retorno melhor na produção.

 

Temos vivido, também, um momento de resgate dos medicamentos naturais e dos tratamentos alternativos para as enfermidades, doenças ou ferimentos, que acometem alguns animais, diminuindo assim o uso de químicos.

_________________________________________________________________________


Pensando nisso, elaboramos algumas questões sobre essa atividade, para conhecer um pouco mais sobre o manejo dos animais e, mais na frente, poder aprofundar esse assunto em sala de aula. Então prepara um mate, chama teus pais pra conversar e responde as seguintes questões:

 

1)      Quais os animais que vocês têm na propriedade?

2)      Os animais são criados soltos ou confinados? Há um planejamento de utilização das pastagens?

3)      Utilizam alguma suplementação alimentar para os animais em determinado período do ano?

4)      Compram rações ou outros tipos de suplemento alimentar para os animais?

5)      Quais as principais enfermidades (doenças, ferimentos...) que vocês observam nos animais da propriedade, tanto nos de criação como nos domésticos?

6)      O que vocês fazem quando identificam uma enfermidade em algum animal? Vocês chamam algum veterinário? Vocês costumam dar medicamentos? Esses medicamentos são comprados ou feitos por vocês mesmos?

7)      A família conhece algum medicamento natural que costuma utilizar em animais, quando eles estão doentes ou com ferimentos? Conta pra nós como esse medicamento é feito (quais ingredientes) e como utilizar (quantidade, forma de aplicação).


Boa atividade, gurizada!! Foco, força e fé, porque tá quase acabando o ano!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Tarefa 20 - Plano de Estudos 06: Divisão do trabalho

 

PLANO DE ESTUDOS 06

DIVISÃO DO TRABALHO

 

Prazo: 15.12.2020 - Enviar para o tutor ou tutora

 


Boa tarde, turma! Neste Plano de Estudos vamos tentar entender como está organizada rotina da família, qual a função de cada um e o que cabe a ti nesse contexto!

 

Abaixo, algumas questões que orientam a elaboração deste Plano de Estudos. Mas, como temos reforçado, não se limitem às questões que apresentamos.

 

1 – Conta um pouco sobre a rotina de trabalho da família e quem é responsável por qual tarefa. Por exemplo: qual o horário de acordar? Esse horário é o mesmo para todos da casa ou tem diferença? Quem acorda primeiro? Quais as primeiras tarefas do dia (fazer o fogo no fogão, colocar o café na mesa, tirar leite, dar comida pros bichos...)? Quem é responsável por essas tarefas (mãe, pai, avô, avó ou você)?

2 – E depois, ao longo do dia, quais são as tarefas de cada um? Quem faz o almoço e a janta? Quem organiza/limpa a casa? Quem vai para a lavoura? Quem cuida dos bichos?

3 – Essa rotina e essa forma de dividir as tarefas é a mesma do tempo da juventude dos teus pais/avós ou familiares? O que mudou dessa rotina de lá pra cá?

4 – E com relação à administração da propriedade e da casa, quem é o responsável? Quem cuida da renda da família e decide onde essa renda será aplicada?

 

Lembrem de responder essas questões em forma de texto, com título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Para relembrar: Na introdução (1 parágrafo) vocês vão dizer sobre o que estão escrevendo. No desenvolvimento (pelo menos 2 parágrafos) vocês vão trazer todas as informações relevantes sobre o tema. E na conclusão (1 parágrafo) vocês vão fazer um fechamento do texto, uma reflexão sobre o que foi dito. Ok? Não se limitem a essa quantidade de parágrafos.  Tentem exercitar a escrita, quanto mais escreverem, melhor!

 

Registrem esse texto no Caderno de Realidade, logo após o Plano de Estudos 04.

 

Qualquer dúvida sobre a realização do Plano de Estudos, entrem em contato com os tutores, eles poderão auxiliar vocês.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Tarefa 19 – Atividade de Produção Vegetal

 Educadora responsável: Amanda Guedes

Prazo de entrega: 09/12/2020 (enviar para a Rosane)

 

Olá Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

 

Vocês receberam o Plano de Estudos nº 5 com o tema “Trabalho e Lazer”, certo? Sabemos que nas nossas atividades agrícolas desempenhamos diversos tipos de trabalhos, seja na lavoura, na horta, com os animais, etc. E outros que nem percebemos, como os serviços de casa, cuidados com as crianças, fabricação de queijos, panificados, etc.

 

Se pensarmos nas plantas e nos locais em que elas estão presentes (seja no ecossistema – hábitat natural, ou nos campos cultivados) necessitamos trabalhar com elas de forma a obter seus frutos, suas folhas, suas raízes, enfim, uma série de propriedades e formas que elas nos oferecem.

 

E se olharmos ao redor, a grande maioria das plantas, nasce na nossa querida e amada Gaia (Planeta Terra) e na terra (ou seja, o solo). Outras germinam nas rochas (que popularmente chamamos de pedra).

 

Para a gente começar a entender o quanto estas plantas podem nos beneficiar, é necessário conhecermos e estudarmos o meio natural onde as plantas encontram as condições necessárias para crescer e se desenvolver: o Solo.


SOLO


O solo é a base para todo ser vivo e de quase todos os sistemas de produção de alimentos. Ele é camada mais fina e superficial da crosta terrestre. Chamamos o solo popularmente de terra. A sua constituição tem mineiras, água, ar, organismos vivos (tais como minhocas, insetos, tatu bola, lacraias, formigas, etc) e restos de organismos mortos ou em estado de decomposição. As plantas necessitam do solo para sua sobrevivência e reprodução, de forma natural.

Ele é formado por uma combinação de minerais, água, ar e matéria orgânica, que variam suas proporções conforme as características naturais de cada lugar e com as práticas agrícolas que realizamos. Quando mexemos no solo alteramos também os processos biológicos executados por diversos grupos de organismos que atuam para que os cultivos possam crescer e produzir em quantidade e qualidade.

Como a nossa querida agricultora e mestra Ana Primavesi (1920/2020) disse: “Há somente duas alternativas: ou tratamos nossos solos com amor e carinho, recuperando-os e produzindo alimentos sadios, ou tentamos explorá-los ainda mais e perecemos por causa desertificação, da falta de água e dos tóxicos em alimentos, ar e água.”

 

Sendo assim, convido vocês a começar a experienciar, praticando um cadinho desta atividade como um trabalho agregado ao lazer docêis.

 

A proposta é que cada um de vocês desenvolva um experimento com o solo da propriedade. Não se assustem, não precisa de muita coisa, tudo que vocês precisam tem em casa e eu vou explicar tudindo, aos poucos!

 

Vamos lá? Quer dizer, vamos ao experimento.

 


O que vamos precisar:

Ø  3 garrafas PET;

Ø  Tesoura;

Ø  Uma porção de areia;

Ø  Uma porção de solo da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Uma porção de terra de mato.

 

Como fazer:

Ø  Corte as 3 garrafas PET, na altura em que elas começam a afunilar (faça isso com cuidado);

Ø  Fure as tampinhas abrindo furos pequenos;

Ø  Emborque a parte de cima da garrafa (aquela que fica parecendo um funil), com a tampa enroscada, dentro da outra parta da garrafa (aquela que fica com a base – uma espécie de “copo”);

Ø  Coloque na primeira garrafa (dentro do funil) uma porção de areia;

Ø  Coloque na segunda garrafa uma porção de solo retirado da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Coloque na terceira garrafa uma porção de solo retirado do mato;

Ø  Identifique cada garrafa, para você não se perder;

Ø  Durante toda a semana, uma vez por dia, coloque um pouco de água em cada uma das garrafas;

Ø  Observe com muita atenção o que vai acontecendo em cada uma delas;

Ø  Tire fotos (e se quiser, faça vídeos) do desenvolvimento do experimento;

Ø  Anote em um caderno tudo que acontecer com o experimento, para poder responder as questões depois!

 

Obs.: Para auxiliar vocês, um vídeo foi gravado para melhor explicar como realizar este primeiro experimento. No vídeo, utilizei apenas 2 garrafas (porque eu não tinha a terceira hahaha), mas no experimento de vocês, quero que façam com as 3 garrafas, conforme indicado na explicação.




Agora que você já fez o experimento e já observou o que aconteceu com cada uma das garrafas, responda as seguintes questões:

 

1 – Antes de você colocar água, você pensou no que poderia acontecer nesta experiência?

2 – Quais diferenças você notou quando colocou água em cada garrafa com os diferentes materiais (areia, solo da lavoura/horta/pomar e solo do mato)? Responda comentando a sua percepção de forma ampla e focada levando em consideração a coloração, forma dos materiais, infiltração/absorção da água, etc.

3 – Você notou a presença de algum organismo em alguma das garrafas? Se sim, quais?

4 – Você notou o crescimento de alguma planta em alguma das garrafas? Se sim, quais?

5 – No solo que tem na sua lavoura ou na terra do mato, você notou a presença de areia?

6 – Com este experimento tem como saber qual tipo de solo é melhor para as plantas que cultivamos nesta época da estação (milho, feijão, soja, frutíferas e/ou hortaliças em geral)?

7 - Envie fotos (e se quiser, vídeos) do desenvolvimento do experimento.

 

Para refletir:

Considerando sua primeira impressão com este experimento e sua vivência no trabalho com a terra, será que o solo trabalha para a planta ou a vida que existe no solo trabalha junto com a planta?  Esta questão não precisa responder, ela serve para reflexão e fica guardada para discutirmos na nossa próxima aula.

 

Inté breve.

Boas Energias para tod@s os trabalhos e lazeres.

sábado, 28 de novembro de 2020

Tarefa 18 - PLANO DE ESTUDOS 05 TRABALHO E LAZER

 

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DA REGIÃO SUL (EFASUL)

 

PLANO DE ESTUDOS 05

TRABALHO E LAZER

 

Prazo: 03.12.2020

 

Boa tarde, turma! Segue a orientação para o Plano de Estudos 05, que tem como tema: o trabalho e o lazer. Neste Plano de Estudos vamos tentar entender o que vocês e suas famílias entendem por “trabalho” e por “lazer”, assim como quais foram as principais atividades da família em diferentes tempos: no passado e hoje em dia!

 

Abaixo, algumas questões que orientam a elaboração deste Plano de Estudos. Mas, como temos reforçado, não se limitem às questões que apresentamos.

 

1 – O que é “trabalho” pra ti? E o que é “lazer”? Diferencie trabalho e lazer segundo a tua percepção.

2 – Agora chama teus pais ou familiares pra conversa, pergunta o que eles compreendem por trabalho e por lazer.

3 – Tu percebes alguma diferença ou semelhança entre a tua compreensão e a compreensão dos teus pais ou familiares?

4 – Quais eram as principais atividades de trabalho durante a juventude dos pais ou familiares?

5 – E quais são as principais atividades de trabalho hoje na tua família?

6 – E sobre o lazer, quais eram as opções de lazer no tempo da juventude dos teus pais ou familiares?

7 – Essas opções mudaram ou continuam existindo?

8 – Hoje, quais são as principais atividades de lazer que a família tem acesso?

9 – Comenta sobre as vestimentas para o trabalho e para o lazer. As roupas e calçados usados para o trabalho e para o lazer são as mesmas?

10 - No trabalho e no lazer você e sua família compartilhar destes momentos juntos?

 

Lembrem de responder essas questões em forma de texto, com título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Para relembrar: Na introdução (1 parágrafo) vocês vão dizer sobre o que estão escrevendo. No desenvolvimento (pelo menos 2 parágrafos) vocês vão trazer todas as informações relevantes sobre o tema. E na conclusão (1 parágrafo) vocês vão fazer um fechamento do texto, uma reflexão sobre o que foi dito. Ok? Não se limitem a essa quantidade de parágrafos.  Tentem exercitar a escrita, quanto mais escreverem, melhor!

 

Registrem esse texto no Caderno de Realidade, logo após o Plano de Estudos 04.

 

Qualquer dúvida sobre a realização do Plano de Estudos, entrem em contato com os tutores, eles poderão auxiliar vocês.

 

Pedimos que todos coloquem um cabeçalho no início da página, ou seja, identificar qual a tarefa que está sendo realizada (exemplo: Plano de Estudos 04 ou Tarefa 15 – Ciências Humanas) e colocar o nome de vocês, para identificar de quem é o trabalho.

 

Lembrem de passar a caneta no texto, para facilitar a leitura. Sugerimos que façam um rascunho primeiro e depois passem a limpo com caneta. Cuidem também na hora de fotografar a folha do caderno, para centralizar e não cortar partes do texto.

 

ATENÇÃO: Vocês devem enviar o Plano de Estudos direto para seus tutores!!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Tarefa 17 – Agroindústria Familiar Rural

 

Educadoras responsáveis: Adiene e Fernanda.

Prazo: 30/11/2020

 

No Plano de Estudos 04 vocês puderam conhecer a história e a origem de vocês. E nesse sentido, com certeza descobriram muitos elementos culturais, dentre os quais, questões relacionadas à alimentação, pois como sabemos cada povo traz consigo fortes heranças culturais, e dentre elas, uma que se destaca entre os povos é a culinária. Mas antes de falarmos nela, que tal conhecermos alguns aspectos históricos da Ciência e Tecnologia de Alimentos? Então, é sobre isso que vamos trabalhar nesta atividade!

 

Leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões.

 

1 Introdução a Ciência e Tecnologia

 

1.1 Aspectos Históricos

            A história da humanidade está diretamente relacionada com a capacidade dos seres humanos irem aprimorando suas formas de alimentação. Durante a Pré-História, o homem percebeu cedo que deveria guardar sobras de alimentos dos dias de fartura para os tempos de escassez. A partir disso, o homem começou a desenvolver os primeiros métodos de conservação extremamente simples. Por exemplo, existem relatos que, homens pré-históricos utilizavam secagem ao sol para conservar pedaços de mamute.

            Com a descoberta do fogo surgiu o processo de defumação, utilizado até os dias de hoje. Nesse mesmo período, o homem também começou a utilizar sal para aumentar a vida útil dos alimentos.

            Povos como os sumérios, babilônios, romanos, desde antes de Cristo, produziam cerveja, vinho, além de produzir queijos. Todos esses alimentos fermentados eram formados espontaneamente, sem qualquer medida de controle.

            No plano tecnológico, o maior impacto para a conservação de alimentos ocorreu em 1795 quando o confeiteiro francês Nicolas Appert conseguiu conservar diversos alimentos aos adicioná-los em recipientes lacrados e depois aquecê-los em água fervente.

            Napoleão Bonaparte sabia que a alimentação era essencial para seus exércitos e, por isso, ofereceu um prêmio para quem inventasse um método de conservação que permitisse abastecer suas tropas, posicionadas cada vez mais distantes das bases. Appert foi o grande vencedor, e sua técnica, a apertização, foi muito importante para o desenvolvimento da indústria de produtos enlatados.

            Até os dias de hoje, a Ciência e Tecnologia de Alimentos vêm se aprimorando, com o surgimento de novos produtos e de novas técnicas que disponibilizam, aos consumidores, produtos mais saborosos e nutritivos. Mas, por outro lado, não podemos esquecer que, algumas vezes, a Ciência e Tecnologia também sejam responsáveis por produtos não tão bons para a alimentação humana, como corantes, conservantes e aditivos que sabemos que podem ser prejudiciais à saúde, embora contribuam para a conservação, aparência ou sabor dos alimentos. nesses casos, indo contra o que são definidos como objetivos da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

1.2 Objetivos da Ciência e Tecnologia dos Alimentos

            Os objetivos principais da Tecnologia dos Alimentos são:

• garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis;

• diversificar os alimentos através do desenvolvimento de novos produtos;

• obter o máximo de aproveitamento dos recursos nutritivos e buscar novas fontes de alimentos;

• preparar alimentos para indivíduos com necessidades nutritivas especiais.

 

            Diante do que vimos acima, o lugar onde produzimos alimentos é denominado de Agroindústria, mas o que seria uma Agroindústria? Também já devem ter ouvido falar em Agroindústria Familiar. É a mesma coisa? Bom, vamos aos conceitos.

Agroindústria: é um espaço físico onde ocorrem os processos de transformação das matérias-primas agropecuárias em outros produtos, cujo objetivo principal é a comercialização, visando aumentar o valor agregado do produto final. E essa matéria-prima transformada (frutas, legumes, cereais, carnes ou outros) chamados de “produtos processados”.

Agroindústria Familiar: é a agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares e se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. Ou seja, é uma alternativa econômica para a permanência dos agricultores familiares no campo e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável na cadeia agrícola, pois os agricultores atuam ao longo de todo o processo, desde a produção, a industrialização e a comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.

            Neste sentido, temos diferentes tipos de Agroindústria, dentre as quais de destacam as de origem: alimentar e não-alimentar.

            A de origem alimentar está voltada a processos onde a matéria-prima é obtida, manuseada, armazenada, processada, comercializada e distribuída para a alimentação das pessoas, enquanto as de origem não-alimentar está relacionada à transformação ou à reutilização de produtos em áreas que não servem para o consumo alimentício da população, mas, sim, para outras funções, como roupas, artefatos de couro, utensílios, sapatos e produção de energia — como o biodiesel e o etanol, ou os cestos de vime, as vassouras de palha, os produtos de limpeza e de higiene.

 






Bibliografia:

SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL. Disponível em: < https://www.agricultura.rs.gov.br/agroindustria-familiar>. Acessado: 17.11.2020.

EMATER-ASCAR. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/area-tecnica/agregacao-de-valor/agroindustria-familiar.php#.X7PWhGVKjIU>. Acessado: 17.11.2020.

 

Diante do que aprendemos, responda às questões abaixo:

1. Quando começaram as primeiras técnicas de conservação de alimentos? Quais eram?

 

2. Qual foi a primeira grande invenção tecnológica de conservação de alimentos? Em que contexto isso aconteceu?

 

3. Dentre os objetivos da Ciência e Tecnologia de Alimentos, escolha 1 e explique ele.

 

4. Qual a diferença de agroindústria e agroindústria familiar?

 

5. Você conhece alguma agroindústria? Seja ela familiar ou não? Se conhece, qual o nome e qual(ais) produto(s) é/são processado(s)?

 

6. Em sua casa, existe algum tipo de processamento dos produtos advindos da produção da família? Se sim, liste os produtos.

 

7. Desde que época sua família costuma processar estes produtos e onde ou com quem aprenderam a processar? E você participa dos processos de agroindustrialização dos produtos citados?

 

8. Se você tivesse que trabalhar em uma agroindústria quais produtos gostaria de processar?

 

9. A partir de seus próprios conhecimentos, faça um breve comentário acerca da influência da(s) agroindústria(s) presente na região em que você mora, ou seja, a sua importância social, econômica, técnica e o que mais considerares importante relatar.

 

10. Resgate uma receita de família, que vem passando de geração em geração. Posteriormente liste os ingredientes e o passo a passo de seu processamento, para que possamos elaborar o caderno de receitas da turma 2020 da EFASUL.

 

 

 

 

Boa atividade!!

 

Entregar direto para Adiene ou Fernanda, até o dia 30 de novembro de 2020.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Tarefa 16 - Plano de Estudos 04 - Minha origem e história da minha família

 

Prazo: 24.11.2020

 


Bom tarde, galera! Segue a orientação para o Plano de Estudos 04. Este Plano de Estudos tem um tema muito importante: conhecer a nossa própria história, a nossa origem. E para que possamos conhecer a nossa origem, precisamos entender a história da nossa família. Então, tirem um tempinho, preparem um mate e sentem com os pais ou familiares para prosear. Garanto que vocês vão descobrir coisas que nem imaginavam.


 



Abaixo, algumas questões que orientam a elaboração deste Plano de Estudos. Mas, como temos reforçado, não se limitem às questões que apresentamos. Podem escrever sobre outros aspectos que não foram mencionados, “explorem” (no bom sentido) a sabedoria e a experiência dos familiares de vocês.

 

1 – Qual a origem da tua família? Pergunte aos teus pais ou familiares mais próximos de onde vieram as famílias deles. Teus antecedentes (aqueles que nasceram antes de ti: teus pais, avós, bisavós) eram de onde (Portugal, África, Alemanha, Itália, eram Indígenas...)?

2 – Como teus antecedentes chegaram na região onde tu moras hoje?

3 – Por que eles vieram para esta região?

4 – Há quanto tempo se estabeleceram na propriedade onde a família vive hoje?

5 – Onde teus pais e avós moravam antes de vir para esta propriedade?

6 – Quais os elementos culturais (culinária, vestimentas, costumes, festividades, religião, remédios caseiros) dos teus antecedentes que ainda estão presentes na tua família e no teu cotidiano?

 

7 – Junto com o texto que tu vais escrever, envia para o teu tutor(a):

 

a)      Uma fotografia (se tiver) de um momento marcante na história dos teus avós, pais ou familiares (por exemplo: um casamento, o momento em que estiveram acampados ou quando conquistaram a propriedade, entre outras possibilidades).

b)      Algo que lembre teus antepassados (por exemplo: uma receita da avó, um instrumento de trabalho, um chapéu, uma bengala, uma reza, uma simpatia, uma brincadeira, um utensílio doméstico). Pode enviar apenas uma descrição ou uma foto.

 

Lembrem de responder essas questões em forma de texto, com título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Para relembrar: Na introdução (1 parágrafo) vocês vão dizer sobre o que estão escrevendo. No desenvolvimento (pelo menos 2 parágrafos) vocês vão trazer todas as informações relevantes sobre o tema. E na conclusão (1 parágrafo) vocês vão fazer um fechamento do texto, uma reflexão sobre o que foi dito. Ok? Não se limitem a essa quantidade de parágrafos.  Tentem exercitar a escrita, quanto mais escreverem, melhor!

 

Registrem esse texto no Caderno de Realidade, logo após o Plano de Estudos 03.

 

Qualquer dúvida sobre a realização do Plano de Estudos, entrem em contato com os tutores, eles poderão auxiliar vocês.

 

Pedimos que todos coloquem um cabeçalho no início da página, ou seja, identificar qual a tarefa que está sendo realizada (exemplo: Plano de Estudos 04 ou Tarefa 15 – Ciências Humanas) e colocar o nome de vocês, para identificar de quem é o trabalho.

 

Lembrem de passar a caneta no texto, para facilitar a leitura. Sugerimos que façam um rascunho primeiro e depois passem a limpo com caneta. Cuidem também na hora de fotografar a folha do caderno, para centralizar e não cortar partes do texto.

 

ATENÇÃO: Vocês devem enviar o Plano de Estudos direto para seus tutores!!

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Tarefa 15 - Atividade Ciências Humanas - Processos de Socialização e Grupos Sociais

Educadoras responsáveis: Rosane e Janaina

Prazo: 17.11.2020 


Para a realização do Plano de Estudos 03, vocês precisaram pensar sobre as suas relações sociais, sobre o que mais gostam de fazer, os locais que costumam frequentar, as pessoas com quem vocês mais convivem. Tudo isso tem a ver com “Processos de Socialização” e “Grupos Sociais”. E é sobre isso que vamos trabalhar nesta atividade!


Leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões.

 

Processos de Socialização

 

Desde que nascemos, interagimos com o mundo e com as pessoas a nossa volta. Esse processo de interação é chamado de “Socialização”, pois desde o nosso primeiro dia de vida vamos sendo socializados com as regras, normas e valores culturais da sociedade em que estamos inseridos.

Esse processo de socialização se dá de várias maneiras. Os principais mecanismos de socialização são: a imitação, a aprendizagem e a identificação. Quando somos bem pequeninos, começamos nosso processo de socialização imitando os comportamentos e a linguagem (gestual e falada) de nossos pais. Na medida que vamos tomando consciência sobre o mundo, vamos aprendendo sobre o que pode e o que não pode fazer, sobre o certo e o errado, sobre os valores e normas da nossa sociedade. Mais adiante, começamos a nos aproximar das pessoas com as quais mais nos identificamos, na escola, por exemplo, costumamos brincar com os colegas que a gente mais gosta (esses vão se tornando nossos amigos e alguns deles duram pra toda a vida, não é mesmo?). Em todos esses processos, de imitação, de aprendizagem e de identificação, a gente vai construindo as nossas relações sociais, os laços que nos unem uns aos outros.

O processo de socialização começa no nosso nascimento e continua por toda a vida, por meio do contato permanente com novas pessoas. E para facilitar a compreensão sobre esse processo tão importante na formação de cada indivíduo, podemos dividir em dois níveis: socialização primária e socialização secundária.

- A socialização primária, como o próprio nome já diz, é caracterizada pelas nossas primeiras interações, carregadas de um alto grau de afetividade (afeto). Essa socialização se dá principalmente durante a infância, no âmbito da família e do contato com os vizinhos mais próximos. É uma fase importante na formação de cada um de nós.


- A socialização secundária é um momento posterior, onde o indivíduo é inserido em novas realidades sociais, outros espaços para além da família, tais como a escola, o grupo de amigos, a igreja, a comunidade. Esse nível de socialização se estende por toda a vida, incluindo os espaços de trabalho, a participação em associações, cooperativas, movimentos sociais, organizações políticas e todos os outros espaços que o indivíduo vier a interagir. Em cada espaço desses, o indivíduo vai assimilando novos conhecimentos, novos comportamentos, novos valores culturais.


Todo esse processo de socialização, ou seja, de interação com outras pessoas, vai nos inserindo em determinados grupos sociais. E é aqui que queríamos chegar! Cada indivíduo faz parte de diversos grupos sociais. Mas o que são os grupos sociais?

 

Grupos Sociais

 

Um grupo social é um conjunto de pessoas que compartilha de determinados valores, interesses, comportamentos, ideias e histórias comuns.

É importante não confundir “grupos social” com um simples “agregado social”. Um agregado social é apenas um conjunto de pessoas que está no mesmo espaço por alguma razão, mas que não necessariamente compartilha uma identidade, uma visão de mundo. Por exemplo, uma fila de banco é um agregado social, um conjunto de pessoas que está no mesmo lugar para fazer alguma coisa (utilizar o caixa eletrônico, por exemplo), mas esses pessoas, na maioria das vezes, nem se conhecem, não conversam, não interagem umas com as outras, ou seja, elas não possuem relações sociais entre si.

É isso que diferencia um grupo social de um agregado social. Em um grupo social, as pessoas necessariamente possuem relações sociais, laços afetivos, emocionais ou de interesse. Vamos ver alguns exemplos de grupos sociais:

 

- Nossa família é o primeiro grupo social que fazemos parte;

- Nosso grupo de amigos é um grupo social, composto por pessoas que a gente se identifica e que gosta de estar perto;

- Aquelas pessoas que, mesmo não sendo nossos amigos de verdade, mas que vão sempre junto pras festas (aquele grupinho dos “confirmados”), compõem um tipo de grupo social também;

-  As pessoas que frequentam a mesma escola e convivem todos os dias nesse espaço, compõem um grupo social;

- Aquele grupo de jovens lá da igreja, que se encontra todo o final de semana, que faz discussões e compartilha ideias, é um grupo social também;

- A galera do CTG, que se junta pros rodeios, faz acampamentos, cavalgadas, é outro exemplo de grupo social.

             E como esses, existem vários outros. Cada indivíduo faz parte de diferentes grupos sociais ao longo da vida. Cada grupo tem as suas características. Com cada grupo temos um tipo de relação, seja afetiva, emocional, de interesse.

 

Agora que já vimos o que são os processos de socialização e os grupos sociais, responda as questões abaixo:

1) O que você entendeu por “processos de socialização”?

2) Quais são os principais mecanismos de socialização? Explique cada um deles.

3) Diferencie socialização primária de socialização secundária. Dê exemplos.

4) Qual a relação entre os processos de socialização e os grupos sociais?

5) O que são grupos sociais? Dê exemplos.

 6) Qual a diferença entre grupo social e agregado social?

7) Resgate o seu Plano de Estudos 03 (Eu e minhas relações sociais) e identifique quais os grupos sociais que você faz parte.


Boa atividade!!


Entregar direto para Rosane ou Janaina, até o dia 17 de novembro de 2020.