terça-feira, 10 de novembro de 2020

Tarefa 15 - Atividade Ciências Humanas - Processos de Socialização e Grupos Sociais

Educadoras responsáveis: Rosane e Janaina

Prazo: 17.11.2020 


Para a realização do Plano de Estudos 03, vocês precisaram pensar sobre as suas relações sociais, sobre o que mais gostam de fazer, os locais que costumam frequentar, as pessoas com quem vocês mais convivem. Tudo isso tem a ver com “Processos de Socialização” e “Grupos Sociais”. E é sobre isso que vamos trabalhar nesta atividade!


Leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões.

 

Processos de Socialização

 

Desde que nascemos, interagimos com o mundo e com as pessoas a nossa volta. Esse processo de interação é chamado de “Socialização”, pois desde o nosso primeiro dia de vida vamos sendo socializados com as regras, normas e valores culturais da sociedade em que estamos inseridos.

Esse processo de socialização se dá de várias maneiras. Os principais mecanismos de socialização são: a imitação, a aprendizagem e a identificação. Quando somos bem pequeninos, começamos nosso processo de socialização imitando os comportamentos e a linguagem (gestual e falada) de nossos pais. Na medida que vamos tomando consciência sobre o mundo, vamos aprendendo sobre o que pode e o que não pode fazer, sobre o certo e o errado, sobre os valores e normas da nossa sociedade. Mais adiante, começamos a nos aproximar das pessoas com as quais mais nos identificamos, na escola, por exemplo, costumamos brincar com os colegas que a gente mais gosta (esses vão se tornando nossos amigos e alguns deles duram pra toda a vida, não é mesmo?). Em todos esses processos, de imitação, de aprendizagem e de identificação, a gente vai construindo as nossas relações sociais, os laços que nos unem uns aos outros.

O processo de socialização começa no nosso nascimento e continua por toda a vida, por meio do contato permanente com novas pessoas. E para facilitar a compreensão sobre esse processo tão importante na formação de cada indivíduo, podemos dividir em dois níveis: socialização primária e socialização secundária.

- A socialização primária, como o próprio nome já diz, é caracterizada pelas nossas primeiras interações, carregadas de um alto grau de afetividade (afeto). Essa socialização se dá principalmente durante a infância, no âmbito da família e do contato com os vizinhos mais próximos. É uma fase importante na formação de cada um de nós.


- A socialização secundária é um momento posterior, onde o indivíduo é inserido em novas realidades sociais, outros espaços para além da família, tais como a escola, o grupo de amigos, a igreja, a comunidade. Esse nível de socialização se estende por toda a vida, incluindo os espaços de trabalho, a participação em associações, cooperativas, movimentos sociais, organizações políticas e todos os outros espaços que o indivíduo vier a interagir. Em cada espaço desses, o indivíduo vai assimilando novos conhecimentos, novos comportamentos, novos valores culturais.


Todo esse processo de socialização, ou seja, de interação com outras pessoas, vai nos inserindo em determinados grupos sociais. E é aqui que queríamos chegar! Cada indivíduo faz parte de diversos grupos sociais. Mas o que são os grupos sociais?

 

Grupos Sociais

 

Um grupo social é um conjunto de pessoas que compartilha de determinados valores, interesses, comportamentos, ideias e histórias comuns.

É importante não confundir “grupos social” com um simples “agregado social”. Um agregado social é apenas um conjunto de pessoas que está no mesmo espaço por alguma razão, mas que não necessariamente compartilha uma identidade, uma visão de mundo. Por exemplo, uma fila de banco é um agregado social, um conjunto de pessoas que está no mesmo lugar para fazer alguma coisa (utilizar o caixa eletrônico, por exemplo), mas esses pessoas, na maioria das vezes, nem se conhecem, não conversam, não interagem umas com as outras, ou seja, elas não possuem relações sociais entre si.

É isso que diferencia um grupo social de um agregado social. Em um grupo social, as pessoas necessariamente possuem relações sociais, laços afetivos, emocionais ou de interesse. Vamos ver alguns exemplos de grupos sociais:

 

- Nossa família é o primeiro grupo social que fazemos parte;

- Nosso grupo de amigos é um grupo social, composto por pessoas que a gente se identifica e que gosta de estar perto;

- Aquelas pessoas que, mesmo não sendo nossos amigos de verdade, mas que vão sempre junto pras festas (aquele grupinho dos “confirmados”), compõem um tipo de grupo social também;

-  As pessoas que frequentam a mesma escola e convivem todos os dias nesse espaço, compõem um grupo social;

- Aquele grupo de jovens lá da igreja, que se encontra todo o final de semana, que faz discussões e compartilha ideias, é um grupo social também;

- A galera do CTG, que se junta pros rodeios, faz acampamentos, cavalgadas, é outro exemplo de grupo social.

             E como esses, existem vários outros. Cada indivíduo faz parte de diferentes grupos sociais ao longo da vida. Cada grupo tem as suas características. Com cada grupo temos um tipo de relação, seja afetiva, emocional, de interesse.

 

Agora que já vimos o que são os processos de socialização e os grupos sociais, responda as questões abaixo:

1) O que você entendeu por “processos de socialização”?

2) Quais são os principais mecanismos de socialização? Explique cada um deles.

3) Diferencie socialização primária de socialização secundária. Dê exemplos.

4) Qual a relação entre os processos de socialização e os grupos sociais?

5) O que são grupos sociais? Dê exemplos.

 6) Qual a diferença entre grupo social e agregado social?

7) Resgate o seu Plano de Estudos 03 (Eu e minhas relações sociais) e identifique quais os grupos sociais que você faz parte.


Boa atividade!!


Entregar direto para Rosane ou Janaina, até o dia 17 de novembro de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário