terça-feira, 24 de novembro de 2020

Tarefa 17 – Agroindústria Familiar Rural

 

Educadoras responsáveis: Adiene e Fernanda.

Prazo: 30/11/2020

 

No Plano de Estudos 04 vocês puderam conhecer a história e a origem de vocês. E nesse sentido, com certeza descobriram muitos elementos culturais, dentre os quais, questões relacionadas à alimentação, pois como sabemos cada povo traz consigo fortes heranças culturais, e dentre elas, uma que se destaca entre os povos é a culinária. Mas antes de falarmos nela, que tal conhecermos alguns aspectos históricos da Ciência e Tecnologia de Alimentos? Então, é sobre isso que vamos trabalhar nesta atividade!

 

Leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões.

 

1 Introdução a Ciência e Tecnologia

 

1.1 Aspectos Históricos

            A história da humanidade está diretamente relacionada com a capacidade dos seres humanos irem aprimorando suas formas de alimentação. Durante a Pré-História, o homem percebeu cedo que deveria guardar sobras de alimentos dos dias de fartura para os tempos de escassez. A partir disso, o homem começou a desenvolver os primeiros métodos de conservação extremamente simples. Por exemplo, existem relatos que, homens pré-históricos utilizavam secagem ao sol para conservar pedaços de mamute.

            Com a descoberta do fogo surgiu o processo de defumação, utilizado até os dias de hoje. Nesse mesmo período, o homem também começou a utilizar sal para aumentar a vida útil dos alimentos.

            Povos como os sumérios, babilônios, romanos, desde antes de Cristo, produziam cerveja, vinho, além de produzir queijos. Todos esses alimentos fermentados eram formados espontaneamente, sem qualquer medida de controle.

            No plano tecnológico, o maior impacto para a conservação de alimentos ocorreu em 1795 quando o confeiteiro francês Nicolas Appert conseguiu conservar diversos alimentos aos adicioná-los em recipientes lacrados e depois aquecê-los em água fervente.

            Napoleão Bonaparte sabia que a alimentação era essencial para seus exércitos e, por isso, ofereceu um prêmio para quem inventasse um método de conservação que permitisse abastecer suas tropas, posicionadas cada vez mais distantes das bases. Appert foi o grande vencedor, e sua técnica, a apertização, foi muito importante para o desenvolvimento da indústria de produtos enlatados.

            Até os dias de hoje, a Ciência e Tecnologia de Alimentos vêm se aprimorando, com o surgimento de novos produtos e de novas técnicas que disponibilizam, aos consumidores, produtos mais saborosos e nutritivos. Mas, por outro lado, não podemos esquecer que, algumas vezes, a Ciência e Tecnologia também sejam responsáveis por produtos não tão bons para a alimentação humana, como corantes, conservantes e aditivos que sabemos que podem ser prejudiciais à saúde, embora contribuam para a conservação, aparência ou sabor dos alimentos. nesses casos, indo contra o que são definidos como objetivos da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

1.2 Objetivos da Ciência e Tecnologia dos Alimentos

            Os objetivos principais da Tecnologia dos Alimentos são:

• garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis;

• diversificar os alimentos através do desenvolvimento de novos produtos;

• obter o máximo de aproveitamento dos recursos nutritivos e buscar novas fontes de alimentos;

• preparar alimentos para indivíduos com necessidades nutritivas especiais.

 

            Diante do que vimos acima, o lugar onde produzimos alimentos é denominado de Agroindústria, mas o que seria uma Agroindústria? Também já devem ter ouvido falar em Agroindústria Familiar. É a mesma coisa? Bom, vamos aos conceitos.

Agroindústria: é um espaço físico onde ocorrem os processos de transformação das matérias-primas agropecuárias em outros produtos, cujo objetivo principal é a comercialização, visando aumentar o valor agregado do produto final. E essa matéria-prima transformada (frutas, legumes, cereais, carnes ou outros) chamados de “produtos processados”.

Agroindústria Familiar: é a agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares e se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. Ou seja, é uma alternativa econômica para a permanência dos agricultores familiares no campo e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável na cadeia agrícola, pois os agricultores atuam ao longo de todo o processo, desde a produção, a industrialização e a comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.

            Neste sentido, temos diferentes tipos de Agroindústria, dentre as quais de destacam as de origem: alimentar e não-alimentar.

            A de origem alimentar está voltada a processos onde a matéria-prima é obtida, manuseada, armazenada, processada, comercializada e distribuída para a alimentação das pessoas, enquanto as de origem não-alimentar está relacionada à transformação ou à reutilização de produtos em áreas que não servem para o consumo alimentício da população, mas, sim, para outras funções, como roupas, artefatos de couro, utensílios, sapatos e produção de energia — como o biodiesel e o etanol, ou os cestos de vime, as vassouras de palha, os produtos de limpeza e de higiene.

 






Bibliografia:

SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL. Disponível em: < https://www.agricultura.rs.gov.br/agroindustria-familiar>. Acessado: 17.11.2020.

EMATER-ASCAR. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/area-tecnica/agregacao-de-valor/agroindustria-familiar.php#.X7PWhGVKjIU>. Acessado: 17.11.2020.

 

Diante do que aprendemos, responda às questões abaixo:

1. Quando começaram as primeiras técnicas de conservação de alimentos? Quais eram?

 

2. Qual foi a primeira grande invenção tecnológica de conservação de alimentos? Em que contexto isso aconteceu?

 

3. Dentre os objetivos da Ciência e Tecnologia de Alimentos, escolha 1 e explique ele.

 

4. Qual a diferença de agroindústria e agroindústria familiar?

 

5. Você conhece alguma agroindústria? Seja ela familiar ou não? Se conhece, qual o nome e qual(ais) produto(s) é/são processado(s)?

 

6. Em sua casa, existe algum tipo de processamento dos produtos advindos da produção da família? Se sim, liste os produtos.

 

7. Desde que época sua família costuma processar estes produtos e onde ou com quem aprenderam a processar? E você participa dos processos de agroindustrialização dos produtos citados?

 

8. Se você tivesse que trabalhar em uma agroindústria quais produtos gostaria de processar?

 

9. A partir de seus próprios conhecimentos, faça um breve comentário acerca da influência da(s) agroindústria(s) presente na região em que você mora, ou seja, a sua importância social, econômica, técnica e o que mais considerares importante relatar.

 

10. Resgate uma receita de família, que vem passando de geração em geração. Posteriormente liste os ingredientes e o passo a passo de seu processamento, para que possamos elaborar o caderno de receitas da turma 2020 da EFASUL.

 

 

 

 

Boa atividade!!

 

Entregar direto para Adiene ou Fernanda, até o dia 30 de novembro de 2020.

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