Educadora responsável: Amanda Guedes
Prazo
de entrega: 09/12/2020 (enviar para a Rosane)
Olá Pessoal, tudo bem? Espero que
sim.
Vocês receberam o Plano de Estudos nº
5 com o tema “Trabalho e Lazer”, certo? Sabemos que nas nossas atividades
agrícolas desempenhamos diversos tipos de trabalhos, seja na lavoura, na horta,
com os animais, etc. E outros que nem percebemos, como os serviços de casa,
cuidados com as crianças, fabricação de queijos, panificados, etc.
Se pensarmos nas plantas e nos
locais em que elas estão presentes (seja no ecossistema – hábitat natural, ou
nos campos cultivados) necessitamos trabalhar com elas de forma a obter seus
frutos, suas folhas, suas raízes, enfim, uma série de propriedades e formas que
elas nos oferecem.
E se olharmos ao redor, a grande
maioria das plantas, nasce na nossa querida e amada Gaia (Planeta Terra) e na terra (ou seja, o solo). Outras germinam nas
rochas (que popularmente chamamos de pedra).
Para a gente começar a entender o
quanto estas plantas podem nos beneficiar, é necessário conhecermos e
estudarmos o meio natural onde as plantas encontram as condições
necessárias para crescer e se desenvolver: o
Solo.
SOLO
O solo é a base para todo ser vivo e de quase todos os sistemas de
produção de alimentos. Ele é camada mais fina e superficial da crosta
terrestre. Chamamos o solo popularmente de terra.
A sua constituição tem mineiras, água, ar, organismos vivos (tais como
minhocas, insetos, tatu bola, lacraias, formigas, etc) e restos de organismos
mortos ou em estado de decomposição. As
plantas necessitam do solo para sua sobrevivência e reprodução, de forma natural.
Ele é formado por uma combinação de minerais, água, ar e matéria orgânica,
que variam suas proporções conforme as características naturais de cada lugar e
com as práticas agrícolas que realizamos. Quando mexemos no solo alteramos
também os processos biológicos
executados por diversos grupos de
organismos que atuam para que os cultivos
possam crescer e produzir em
quantidade e qualidade.
Como a nossa querida agricultora e mestra
Ana Primavesi (1920/2020) disse: “Há somente duas alternativas: ou tratamos
nossos solos com amor e carinho, recuperando-os e produzindo alimentos sadios,
ou tentamos explorá-los ainda mais e perecemos por causa desertificação, da
falta de água e dos tóxicos em alimentos, ar e água.”
Sendo assim, convido vocês a começar
a experienciar, praticando um cadinho desta atividade como um trabalho agregado
ao lazer docêis.
A proposta é que cada um de vocês desenvolva
um experimento com o solo da propriedade. Não se assustem, não precisa de muita
coisa, tudo que vocês precisam tem em casa e eu vou explicar tudindo, aos
poucos!
Vamos lá? Quer dizer, vamos ao
experimento.
O que vamos precisar:
Ø 3 garrafas PET;
Ø Tesoura;
Ø Uma porção de areia;
Ø Uma porção de solo
da lavoura, da horta ou do pomar;
Ø Uma porção de terra
de mato.
Como fazer:
Ø Corte as 3 garrafas PET, na altura em que elas começam a afunilar (faça
isso com cuidado);
Ø Fure as tampinhas abrindo furos pequenos;
Ø Emborque a parte de cima da garrafa (aquela que fica parecendo um funil),
com a tampa enroscada, dentro da outra parta da garrafa (aquela que fica com a
base – uma espécie de “copo”);
Ø Coloque na primeira garrafa (dentro do funil) uma porção de areia;
Ø Coloque na segunda garrafa uma porção de solo retirado da lavoura, da
horta ou do pomar;
Ø Coloque na terceira garrafa uma porção de solo retirado do mato;
Ø Identifique cada garrafa, para você não se perder;
Ø Durante toda a semana, uma vez por dia, coloque um pouco de água em
cada uma das garrafas;
Ø Observe com muita atenção o que vai acontecendo em cada uma delas;
Ø Tire fotos (e se quiser, faça vídeos) do desenvolvimento do experimento;
Ø Anote em um caderno tudo que acontecer com o experimento, para poder
responder as questões depois!
Obs.: Para
auxiliar vocês, um vídeo foi gravado para melhor explicar como realizar
este primeiro experimento. No vídeo, utilizei apenas 2 garrafas (porque eu não
tinha a terceira hahaha), mas no experimento de vocês, quero que façam com as 3
garrafas, conforme indicado na explicação.
Agora que você já fez o experimento
e já observou o que aconteceu com cada uma das garrafas, responda as seguintes
questões:
1
– Antes de você colocar água, você pensou no que poderia acontecer nesta
experiência?
2
– Quais diferenças você notou quando colocou água em cada garrafa com os
diferentes materiais (areia, solo da lavoura/horta/pomar e solo do mato)? Responda
comentando a sua percepção de forma ampla e focada levando em consideração a
coloração, forma dos materiais, infiltração/absorção da água, etc.
3 – Você notou a presença de algum
organismo em alguma das garrafas? Se sim, quais?
4 – Você notou o crescimento de
alguma planta em alguma das garrafas? Se sim, quais?
5 – No solo que tem na sua lavoura
ou na terra do mato, você notou a presença de areia?
6 – Com este experimento tem como
saber qual tipo de solo é melhor para as plantas que cultivamos nesta época da
estação (milho, feijão, soja, frutíferas e/ou hortaliças em geral)?
7 - Envie fotos (e se quiser, vídeos) do desenvolvimento do experimento.
Para refletir:
Considerando sua primeira impressão
com este experimento e sua vivência no trabalho com a terra, será que o solo
trabalha para a planta ou a vida que existe no solo trabalha junto com a
planta? Esta questão não precisa
responder, ela serve para reflexão e fica guardada para discutirmos na nossa
próxima aula.
Inté breve.
Boas Energias para tod@s os
trabalhos e lazeres.
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