quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Tarefa 19 – Atividade de Produção Vegetal

 Educadora responsável: Amanda Guedes

Prazo de entrega: 09/12/2020 (enviar para a Rosane)

 

Olá Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

 

Vocês receberam o Plano de Estudos nº 5 com o tema “Trabalho e Lazer”, certo? Sabemos que nas nossas atividades agrícolas desempenhamos diversos tipos de trabalhos, seja na lavoura, na horta, com os animais, etc. E outros que nem percebemos, como os serviços de casa, cuidados com as crianças, fabricação de queijos, panificados, etc.

 

Se pensarmos nas plantas e nos locais em que elas estão presentes (seja no ecossistema – hábitat natural, ou nos campos cultivados) necessitamos trabalhar com elas de forma a obter seus frutos, suas folhas, suas raízes, enfim, uma série de propriedades e formas que elas nos oferecem.

 

E se olharmos ao redor, a grande maioria das plantas, nasce na nossa querida e amada Gaia (Planeta Terra) e na terra (ou seja, o solo). Outras germinam nas rochas (que popularmente chamamos de pedra).

 

Para a gente começar a entender o quanto estas plantas podem nos beneficiar, é necessário conhecermos e estudarmos o meio natural onde as plantas encontram as condições necessárias para crescer e se desenvolver: o Solo.


SOLO


O solo é a base para todo ser vivo e de quase todos os sistemas de produção de alimentos. Ele é camada mais fina e superficial da crosta terrestre. Chamamos o solo popularmente de terra. A sua constituição tem mineiras, água, ar, organismos vivos (tais como minhocas, insetos, tatu bola, lacraias, formigas, etc) e restos de organismos mortos ou em estado de decomposição. As plantas necessitam do solo para sua sobrevivência e reprodução, de forma natural.

Ele é formado por uma combinação de minerais, água, ar e matéria orgânica, que variam suas proporções conforme as características naturais de cada lugar e com as práticas agrícolas que realizamos. Quando mexemos no solo alteramos também os processos biológicos executados por diversos grupos de organismos que atuam para que os cultivos possam crescer e produzir em quantidade e qualidade.

Como a nossa querida agricultora e mestra Ana Primavesi (1920/2020) disse: “Há somente duas alternativas: ou tratamos nossos solos com amor e carinho, recuperando-os e produzindo alimentos sadios, ou tentamos explorá-los ainda mais e perecemos por causa desertificação, da falta de água e dos tóxicos em alimentos, ar e água.”

 

Sendo assim, convido vocês a começar a experienciar, praticando um cadinho desta atividade como um trabalho agregado ao lazer docêis.

 

A proposta é que cada um de vocês desenvolva um experimento com o solo da propriedade. Não se assustem, não precisa de muita coisa, tudo que vocês precisam tem em casa e eu vou explicar tudindo, aos poucos!

 

Vamos lá? Quer dizer, vamos ao experimento.

 


O que vamos precisar:

Ø  3 garrafas PET;

Ø  Tesoura;

Ø  Uma porção de areia;

Ø  Uma porção de solo da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Uma porção de terra de mato.

 

Como fazer:

Ø  Corte as 3 garrafas PET, na altura em que elas começam a afunilar (faça isso com cuidado);

Ø  Fure as tampinhas abrindo furos pequenos;

Ø  Emborque a parte de cima da garrafa (aquela que fica parecendo um funil), com a tampa enroscada, dentro da outra parta da garrafa (aquela que fica com a base – uma espécie de “copo”);

Ø  Coloque na primeira garrafa (dentro do funil) uma porção de areia;

Ø  Coloque na segunda garrafa uma porção de solo retirado da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Coloque na terceira garrafa uma porção de solo retirado do mato;

Ø  Identifique cada garrafa, para você não se perder;

Ø  Durante toda a semana, uma vez por dia, coloque um pouco de água em cada uma das garrafas;

Ø  Observe com muita atenção o que vai acontecendo em cada uma delas;

Ø  Tire fotos (e se quiser, faça vídeos) do desenvolvimento do experimento;

Ø  Anote em um caderno tudo que acontecer com o experimento, para poder responder as questões depois!

 

Obs.: Para auxiliar vocês, um vídeo foi gravado para melhor explicar como realizar este primeiro experimento. No vídeo, utilizei apenas 2 garrafas (porque eu não tinha a terceira hahaha), mas no experimento de vocês, quero que façam com as 3 garrafas, conforme indicado na explicação.




Agora que você já fez o experimento e já observou o que aconteceu com cada uma das garrafas, responda as seguintes questões:

 

1 – Antes de você colocar água, você pensou no que poderia acontecer nesta experiência?

2 – Quais diferenças você notou quando colocou água em cada garrafa com os diferentes materiais (areia, solo da lavoura/horta/pomar e solo do mato)? Responda comentando a sua percepção de forma ampla e focada levando em consideração a coloração, forma dos materiais, infiltração/absorção da água, etc.

3 – Você notou a presença de algum organismo em alguma das garrafas? Se sim, quais?

4 – Você notou o crescimento de alguma planta em alguma das garrafas? Se sim, quais?

5 – No solo que tem na sua lavoura ou na terra do mato, você notou a presença de areia?

6 – Com este experimento tem como saber qual tipo de solo é melhor para as plantas que cultivamos nesta época da estação (milho, feijão, soja, frutíferas e/ou hortaliças em geral)?

7 - Envie fotos (e se quiser, vídeos) do desenvolvimento do experimento.

 

Para refletir:

Considerando sua primeira impressão com este experimento e sua vivência no trabalho com a terra, será que o solo trabalha para a planta ou a vida que existe no solo trabalha junto com a planta?  Esta questão não precisa responder, ela serve para reflexão e fica guardada para discutirmos na nossa próxima aula.

 

Inté breve.

Boas Energias para tod@s os trabalhos e lazeres.

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