quinta-feira, 11 de junho de 2020

Tarefa 6 - Ciências da Natureza

ATIVIDADE 06 -  CIÊNCIAS DA NATUREZA 

Educadores responsáveis: Reges, Amanda, Thiago

 

Caros Estudantes!

Esta atividade é referente a assuntos que abordaremos em disciplinas futuras, como Produção Vegetal, Biologia e Agroecologia.

 Proposta de atividade:

Produção de, no mínimo, cinco mudas de espécies escolhidas por vocês, para serem feitas com a orientação da família ou de alguém que possa ajudá-los.

As técnicas adotadas pelos agricultores para produção de mudas são muito antigas, mas também são as que possuem melhores resultados para a conservação de espécies e manutenção da produtividade. As que apontaremos como sugestão neste trabalho são reproduzidas desde os povos mais antigos. Mas estão, também, entre as técnicas mais modernas do mundo e que são utilizadas pela EMBRAPA,  por exemplo.

Para realizá-la, pedimos que vocês conversem com as pessoas de sua família (mãe, pai, tios, irmãos, avós ou pessoas de convívio diário), pois se trata de uma atividade que aborda o conhecimento, tradição e percepção de todos vocês. Lembramos que não há certo ou errado e a atividade será considerada correta se executada com riqueza de detalhes. Portanto, precisamos que ela seja encarada com seriedade, amor, sabedoria e persistência.

Escolhe junto com os teus familiares, uma espécie vegetal para ser reproduzida. Deves fazer, no mínimo, 5 mudas desta espécie. Elas podem ser reproduzidas a partir de sementes ou utilizando técnicas de reprodução vegetativa, como estaquia (fazer uma estaca ou como se diz, “pegar de galho”), ou de outras formas que vocês conheçam. Faz isso com técnicas que vocês são acostumados a utilizar. Caso não conheçam ou não utilizem nenhuma das técnicas apontadas, pedimos que entrem em contato conosco para que possamos ajudá-los. Poderás produzir mudas de uma mesma espécie ou de espécies diferentes. Isso fica a critério de cada um. Vale ressaltar que o enraizamento da estaca pode ser feito em diversos meios (água, areia, solo e outros) dependendo da espécie utilizada.

As novas mudas serão utilizadas no retorno das aulas (ainda não temos previsão de data) para trocarmos entre colegas e plantarmos no espaço da EFASUL. Podem ser mudas de árvores, flores, frutíferas, entre outras. Lembrem-se que elas deverão estar disponíveis até o final do ano, então é preciso escolher uma espécie que não complete seu ciclo de forma rápida e também que nasça antes do final do ano.

Lembrem-se de registrar o passo-a-passo de cada etapa com fotos do celular se possível para apresentar no relatório. Caso não seja possível, vale desenhar o desenvolvimento da planta no caderno.

Cada muda levará o nome de vocês e um número. Por exemplo. Reges 1, Reges 2, Reges 3, Reges 4 e Reges 5. Essa identificação é muito importante, pois vai nos ajudar a compreender as imagens que vocês vão nos enviar.

 A apresentação da atividade será dividida em 3 etapas:

Etapa 1:

A)           Relatar a conversa com a família e a espécie que foi escolhida para ser reproduzida. Explicar a razão da escolha descrevendo tudo o que vocês conhecem sobre a espécie, se ela é cheirosa, se serve de alimento para gente ou para os bichos, se serve para lenha, construção, sombra, embelezamento. Enfim, o que souberem da planta.

B)           Sobre o processo de propagação (que é quando se produz novas plantas a partir de sementes, galhos, etc.), inicia descrevendo a técnica escolhida (reprodução por semente, estaca ou outra) e o material que foi utilizado, (tipo de recipiente, esterco, terra, palha entre outros).

C)          Depois, queremos que nos diga se há alguma diferença se compararmos uma planta gerada a partir de uma semente com aquela que “pegou de galho”. Se sim, essas diferenças são positivas ou negativas? Busca esta informação   com tua família ou outras pessoas que possam te orientar.

D)          Perguntamos ainda: tu e tua família possuem o hábito de observar a lua para produção de mudas ou plantio? Usam essa observação para definir quando são feitos plantios ou cuidados com as plantas, como poda, transplante, raleio? Tens alguma outra observação para considerar o período de plantio ou não de uma espécie? Coloca essas informações no teu relatório.

Deves entregar relatório contendo todas as informações da Etapa 1, até dia 20/06/2020.

Etapa 2:

A)           Apresentar o andamento do desenvolvimento da espécie (descrever se germinou, brotou, desenvolveu folhas etc.). Aqui precisamos de fotos se possível ou desenho do desenvolvimento.

Entregar o relatório contendo todas as informações da Etapa 2, até 30/07/2020

Etapa 3:

A)           Apresentar as mudas para a equipe da EFASUL com relatório completo juntando as etapas 1, 2 e 3.

Entregar a Etapa 3 até dia 11/09/2020

 

Qualquer dúvida entra em contato com os educadores responsáveis por esta atividade: Amanda Guedes, Reges Echer, Thiago Olé.  

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