terça-feira, 26 de maio de 2020

Tarefa 05 - Linguagens e Matemática

Data da Entrega: 02/06/2020 - via Whats da Escola.

Educadores Responsáveis: Demaicon e Gisela

Queridos educandos,

Nesta semana, preparamos uma atividade que vai nos permitir fazer uma sondagem sobre como vocês estão na área da leitura, da escrita e da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, na área da Matemática.  Mas relaxem; não é pra se assustarem. Fazer uma sondagem quer dizer “dar uma espiada”, “verificar”, “sondar”... Isso, pra sabermos no que vocês estão mais fortes e o que vamos precisar reforçar quando retornarmos às aulas.

Então, vamos lá!

A atividade está relacionada ao texto de uma notícia divulgada no site Brasil Agroecológico, em 11/07/2017 e que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGy5-o6oPtY

Mas não precisam procurar na internet. Mais abaixo, reproduzimos partes desse texto para vocês.

Sob o título “Educação Básica: Agroecologia leva alimentação saudável à mesa das escolas” ele trata da formação e da atuação da REDE ECOVIDA, que é uma rede de produção e comercialização e de certificação participativa, que abastece regiões do sul do país com produtos agroecológicos. Ela é composta por agricultores familiares, técnicos interessados nesse tipo de produção e consumidores. O texto também dá um enfoque especial à inclusão desses produtos agroecológicos na merenda escolar, incentivada por políticas públicas que, na época em que o texto foi escrito, eram bastante presentes.  Quer conhecer mais?Acesse: www.ecovida.org.br 

 Agora, vamos à explicação da atividade que vocês devem realizar. Ela está dividida em três partes.

 PARTE 1:

Leiam o texto com atenção e respondam às perguntas propostas. Algumas respostas vocês encontrarão direto no texto. Outras, vão precisar “botar a cabeça pra funcionar”. E outras, ainda, vão precisar que façam umas continhas...

PARTE 2:

Queremos que vocês busquem informações nas escolas em que estudaram antes de vir para a AEFASUL, para saber se nessa escola compram alimentos para a merenda escolar pelo PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) diretamente dos agricultores familiares, e quais alimentos são esses. Passem um "ZAP" para a diretora ou para professores que vocês conheçam, perguntem e expliquem que precisam dessa informação para uma pesquisa da escola nova de vocês. Se não conseguirem esses contatos, nos avisem que tentaremos ajudar vocês.

PARTE 3:

Escrevam um pequeno texto (de no mínimo uma página) dizendo quais dificuldades que cada um de vocês percebe para que os pequenos agricultores consigam comercializar (vender) seus produtos, sejam frutas e hortaliças (produtos in natura), sejam produtos agroindustrializados (processados), como doces, pães, bolachas, conservas, linguiça ou outros. E escreve também sobre de que forma tu pensas que essas dificuldades podem ser superadas. Conversa com a tua família sobre esse assunto. Talvez eles possam te ajudar com sugestões.

Lembra que um texto (ou uma redação) precisa ter “início, meio e fim”. Isso quer dizer que primeiro devemos escrever uma pequena introdução ao assunto que vamos tratar, apresentando, pra quem vai ler, o tema sobre o qual vamos escrever. Depois, falamos do assunto em si, explicamos, colocamos informações, questionamentos e fazemos afirmações sobre o assunto. Por último, fazemos a conclusão, o encerramento do texto, que pode ter nossa opinião sobre esse assunto.

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

Lembra que para compreender bem uma mensagem escrita, muitas vezes precisamos lê-la mais de uma vez.

Por isso, lê com calma e atenção. E, para responder às questões propostas, volta ao texto quantas vezes achares necessário. E se cansares ou perderes a vontade de continuar respondendo, “dá um tempo”: vai dar uma olhada na tua compostagem, dá comida pras galinhas ou cuida das flores ou da horta... rsrsrsrs. Termina depois, quando estiveres mais disposto e atento/a.

 

Educação Básica: Agroecologia leva alimentação saudável à mesa das escolas


Faz mais de 20 anos que a agroecologia norteia a produção da chácara da família Marfil, em Bocaiuva do Sul, região metropolitana de Curitiba. A produção começou com frutas e hortaliças. Hoje, por meio da Rede Ecovida, são distribuídos mais de 200 itens entre produtos in natura e processados. A rede conta com cerca de 5 mil colaboradores e, além de feiras, abastece escolas da rede pública de ensino por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essas e outras ações fazem parte do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

De acordo com José Antonio Marfil, tudo começou em 1994, quando a família iniciou a produção agroecológica na chácara de 12 hectares em Bocaiuva do Sul. Cinco anos depois, organizaram a Rede Ecovida, que reúne outros agricultores familiares, técnicos interessados nesse tipo de produção e consumidores.

Como sua propriedade produz em torno de 15 itens, foram em busca de parceiros para diversificar o que é oferecido ao público. Produtos processados e fracionados se juntaram aos que são vendidos in natura e aumentaram o cardápio de opções livre de agrotóxicos. Com as parcerias, chega a 250 o número de itens vendidos.

Somente a Cooperativa de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica (Coaopa), da qual Marfil faz parte e que integra a Ecovida, tem 490 cooperados. No início, em 2010, os contratos de venda para o Pnae somavam R$ 69 mil ao ano. Hoje, são R$ 10 milhões por ano em contratos de produtos orgânicos e agroecológicos entregues no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São cerca de 50 toneladas de alimentos para as escolas todas as semanas. Quando somadas as feiras, são cerca de 100 toneladas somente na cooperativa. Se incluída aos números produzidos pela Ecovida, são cerca de 300 toneladas no mesmo período.

“A agricultura familiar – especialmente a agroecológica – tem condição de produzir para todos os consumidores. Produzimos comida preservando o meio ambiente e promovendo a questão social – do jovem e da mulher – em uma economia participativa”, sublinha o produtor.

Incentivos – Entre as ações de incentivo ao uso, na alimentação escolar, de alimentos agroecológicos produzidos por agricultores familiares, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem investido na formação de nutricionistas que atuam no Pnae. “O objetivo é fazer com que esses profissionais intensifiquem a aquisição de orgânicos pelas escolas, de forma a melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos estudantes”, explica Sara Lopes, representante do FNDE na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo). “Além dos benefícios para a alimentação dos estudantes, o aumento da procura estimula o crescimento da produção desses alimentos.”

(...)

Monitoramento – O FNDE também monitora o valor destinado por estados e municípios para a aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos. Em 2013, dos R$ 3,5 bilhões em alimentos adquiridos pelo Pnae, R$ 108 milhões foram destinados à aquisição de alimentos livre de agrotóxicos, ou seja, 3,34% do total.

No ano seguinte, o percentual foi de 3,18%, com R$ 112 milhões de um total de R$ 3,5 bilhões. E, em 2015, o percentual foi de 2,63%, com R$ 97 milhões destinados aos alimentos orgânicos do total de R$ 3,7 bilhões investidos no Pnae. Os valores de 2016 ainda estão sendo analisados, já que os gestores do programa tiveram até 30 de maio para prestar contas dos recursos transferidos no ano passado. A previsão é de que os dados estejam disponíveis no início do segundo semestre de 2017.

A intenção do FNDE é aumentar gradativamente esse percentual, por meio das ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

Referência: 

FNDE / 11/07/2017

 

EXERCÍCIOS

A partir das partes do texto “Educação Básica: Agroecologia leva alimentação saudável à mesa das escolas” que reproduzimos acima, responde às questões a seguir:


1.       Onde se localiza a propriedade da família Marfil?


2.       Em qual estado do Brasil fica essa propriedade?


3.       A família Marfil possui uma área de 12 hectares. Achas que essa quantidade de terra é suficiente para manter uma família de agricultores com boas condições de vida? Por que? Conversa sobre essa questão com a tua família. Eles podem te ajudar a pensar sobre essa pergunta. Ou conversa com teus amigos ou outras pessoas da comunidade. Mas, nesse caso, pelo ZAP!!!! Lembra que a pandemia está aí. E que todos devemos permanecer em casa. Só saindo para fazer coisas que sejam essenciais...


4.         Perguntamos: se a família Marfil oferece 15 produtos e a REDE ECOVIDA oferece um total de 250 produtos, quantos desses produtos não são produzidos pela família  Marfil?


5.       De acordo com o texto, José Antônio Marfil começou sua produção agroecológica no ano de 1994. Responde, então: há quantos anos eles trabalham com Agroecologia?


6.       Perguntamos, ainda: se a REDE ECOVIDA iniciou suas atividades 5 anos depois que a família Marfil iniciou na Agroecologia, quantos anos têm a REDE ECOVIDA?


7.       O texto informa que, pela REDE ECOVIDA, são distribuídos mais de 200 itens entre produtos in natura e processados. O que são produtos “in natura” e o que são “produtos processados”?


8.       No texto, é dito que a REDE ECOVIDA tem cerca de 5 mil participantes e que a COAPA, cooperativa que faz parte da REDE ECOVIDA, tem 490 cooperados. Perguntamos: quantos participantes da REDE ECOVIDA não são cooperados da COAPA?


9.       O texto informa que, hoje, a COAPA movimenta aproximadamente 10 milhões de reais (R$ 10.000.000,00) com a venda de produtos. Supondo que tenham um gasto de 30% desse valor com despesas como administração, logística, transporte, divulgação, dentre outras, quanto ficaria para ser distribuído entre os cooperados?


10.    E, se esse valor fosse dividido igualmente entre os 490 cooperados da COAPA, quanto ficaria para cada um?


11.   A REDE ECOVIDA tem 5 mil participantes e a cooperativa COAPA, que compõe essa REDE, tem 490 cooperados. Perguntamos, então, quantos por cento do total de participantes da REDE ECOVIDA são cooperados da COAPA?


12.   No texto é dito que a cooperativa COAPA entrega toda semana 50 toneladas de alimentos para as escolas da região e que, somado aos produtos entregues nas feiras, o total chega a 100 toneladas. Se essas quantidades forem informadas em quilos, ao invés de toneladas, quantos quilos são vendidos às escolas?


13.   A mesma relação que existe entre quilos e toneladas, vale para metros e quilômetros. Portanto, quantos metros têm um quilômetro? E quantos centímetros têm um metro?


14.   O texto afirma que, em 2013, foram adquiridos pelo PNAE 108 milhões de reais em alimentos livres de agrotóxicos. E que, em 2014, esse valor foi de 112 milhões, baixando, em 2015, para 97 milhões. Perguntamos: somando as compras de alimentos orgânicos feitas pelo PNAE nos anos de 2013, 2014 e 2015, quantos milhões foram utilizados? 


15.   E, se o total das compras feitas pelo PNAE em 2013 (108 milhões) fossem iguais em cada mês do ano, quantos milhões teriam comprada a cada mês, durantes esse ano?

 

Não precisam responder às questões em ordem. Só não esqueçam de colocar o número da questão antes da resposta.

 

Bom trabalho para vocês!!!!

Esperamos que todos estejam bem e que a pandemia acabe logo para que vocês possam voltar para a escola! Estamos com saudades...

 

 


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