Data da Entrega: 02/06/2020 - via Whats da Escola.
Educadores Responsáveis: Demaicon e Gisela
Queridos educandos,
Nesta semana, preparamos uma
atividade que vai nos permitir fazer uma sondagem sobre como vocês estão na
área da leitura, da escrita e da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, na
área da Matemática. Mas relaxem; não é
pra se assustarem. Fazer uma sondagem quer dizer “dar uma espiada”, “verificar”,
“sondar”... Isso, pra sabermos no que vocês estão mais fortes e o que vamos
precisar reforçar quando retornarmos às aulas.
Então, vamos lá!
A atividade está relacionada ao
texto de uma notícia divulgada no site Brasil Agroecológico, em 11/07/2017 e
que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGy5-o6oPtY
Mas não precisam procurar na
internet. Mais abaixo, reproduzimos partes desse texto para vocês.
Sob o título “Educação Básica:
Agroecologia leva alimentação saudável à mesa das escolas” ele trata da
formação e da atuação da REDE ECOVIDA,
que é uma rede de produção e comercialização e de certificação participativa,
que abastece regiões do sul do país com produtos agroecológicos. Ela é composta
por agricultores familiares, técnicos interessados nesse tipo de produção e
consumidores. O texto também dá um enfoque especial à inclusão desses produtos agroecológicos
na merenda escolar, incentivada por políticas públicas que, na época em que o
texto foi escrito, eram bastante presentes.
Quer conhecer mais?Acesse: www.ecovida.org.br
Leiam o texto com atenção e respondam
às perguntas propostas. Algumas respostas vocês encontrarão direto no
texto. Outras, vão precisar “botar a cabeça pra funcionar”. E outras, ainda,
vão precisar que façam umas continhas...
PARTE 2:
Queremos que vocês busquem
informações nas escolas em que estudaram antes de vir para a AEFASUL, para saber se nessa
escola compram alimentos para a merenda escolar pelo PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) diretamente dos
agricultores familiares, e quais
alimentos são esses. Passem um "ZAP" para a diretora ou para
professores que vocês conheçam, perguntem e expliquem que precisam dessa
informação para uma pesquisa da escola nova de vocês. Se não conseguirem esses
contatos, nos avisem que tentaremos ajudar vocês.
PARTE 3:
Escrevam um pequeno texto (de no mínimo uma página) dizendo quais dificuldades que cada um de vocês
percebe para que os pequenos agricultores consigam comercializar (vender) seus produtos, sejam frutas e
hortaliças (produtos in natura), sejam produtos agroindustrializados
(processados), como doces, pães, bolachas, conservas, linguiça ou outros. E
escreve também sobre de que forma tu pensas que essas dificuldades podem ser
superadas. Conversa com a tua família sobre esse assunto. Talvez eles possam te
ajudar com sugestões.
Lembra que um texto (ou uma
redação) precisa ter “início, meio e fim”. Isso quer dizer que primeiro devemos
escrever uma pequena introdução ao assunto que vamos tratar, apresentando, pra
quem vai ler, o tema sobre o qual vamos escrever. Depois, falamos do assunto em
si, explicamos, colocamos informações, questionamentos e fazemos afirmações
sobre o assunto. Por último, fazemos a conclusão, o encerramento do texto, que
pode ter nossa opinião sobre esse assunto.
TEXTO DE REFERÊNCIA
Lembra que para compreender bem
uma mensagem escrita, muitas vezes precisamos lê-la mais de uma vez.
Por isso, lê com calma e atenção.
E, para responder às questões propostas, volta ao texto quantas vezes achares
necessário. E se cansares ou perderes a vontade de continuar respondendo, “dá
um tempo”: vai dar uma olhada na tua compostagem, dá comida pras galinhas ou cuida
das flores ou da horta... rsrsrsrs. Termina depois, quando estiveres mais
disposto e atento/a.
Educação Básica: Agroecologia leva alimentação
saudável à mesa das escolas
Faz mais de 20 anos que a agroecologia norteia
a produção da chácara da família Marfil, em Bocaiuva do Sul, região
metropolitana de Curitiba. A produção começou com frutas e hortaliças. Hoje,
por meio da Rede Ecovida, são distribuídos mais de 200 itens entre produtos in
natura e processados. A rede conta com cerca de 5 mil colaboradores e, além de
feiras, abastece escolas da rede pública de ensino por meio do Programa
Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), coordenado pelo Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essas e outras ações fazem parte do Plano
Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
De acordo com José Antonio Marfil, tudo começou
em 1994, quando a família iniciou a produção agroecológica na chácara de 12
hectares em Bocaiuva do Sul. Cinco anos depois, organizaram a Rede Ecovida, que
reúne outros agricultores familiares, técnicos interessados nesse tipo de
produção e consumidores.
Como sua propriedade produz em torno de 15
itens, foram em busca de parceiros para diversificar o que é oferecido ao
público. Produtos processados e fracionados se juntaram aos que são vendidos in
natura e aumentaram o cardápio de opções livre de agrotóxicos. Com as
parcerias, chega a 250 o número de itens vendidos.
Somente a Cooperativa de Agricultores Orgânicos
e de Produção Agroecológica (Coaopa), da qual Marfil faz parte e que integra a
Ecovida, tem 490 cooperados. No início, em 2010, os contratos de venda para o
Pnae somavam R$ 69 mil ao ano. Hoje, são R$ 10 milhões por ano em contratos de
produtos orgânicos e agroecológicos entregues no Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul. São cerca de 50 toneladas de alimentos para as escolas todas as
semanas. Quando somadas as feiras, são cerca de 100 toneladas somente na
cooperativa. Se incluída aos números produzidos pela Ecovida, são cerca de 300
toneladas no mesmo período.
“A agricultura familiar – especialmente a
agroecológica – tem condição de produzir para todos os consumidores. Produzimos
comida preservando o meio ambiente e promovendo a questão social – do jovem e
da mulher – em uma economia participativa”, sublinha o produtor.
Incentivos – Entre as ações de incentivo ao uso, na
alimentação escolar, de alimentos agroecológicos produzidos por agricultores
familiares, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem
investido na formação de nutricionistas que atuam no Pnae. “O objetivo é fazer
com que esses profissionais intensifiquem a aquisição de orgânicos pelas
escolas, de forma a melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos
estudantes”, explica Sara Lopes, representante do FNDE na Comissão Nacional de
Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo). “Além dos benefícios para a
alimentação dos estudantes, o aumento da procura estimula o crescimento da
produção desses alimentos.”
(...)
Monitoramento – O FNDE também monitora o valor destinado por estados
e municípios para a aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos. Em 2013,
dos R$ 3,5 bilhões em alimentos adquiridos pelo Pnae, R$ 108 milhões foram
destinados à aquisição de alimentos livre de agrotóxicos, ou seja, 3,34% do
total.
No ano seguinte, o percentual foi de 3,18%, com R$ 112 milhões de um
total de R$ 3,5 bilhões. E, em 2015, o percentual foi de 2,63%, com R$ 97
milhões destinados aos alimentos orgânicos do total de R$ 3,7 bilhões
investidos no Pnae. Os valores de 2016 ainda estão sendo analisados, já que os
gestores do programa tiveram até 30 de maio para prestar contas dos recursos
transferidos no ano passado. A previsão é de que os dados estejam disponíveis
no início do segundo semestre de 2017.
A intenção do FNDE é aumentar gradativamente esse percentual, por meio
das ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação
Referência:
A
partir das partes do texto “Educação
Básica: Agroecologia leva alimentação saudável à mesa das escolas” que
reproduzimos acima, responde às questões a seguir:
1. Onde se localiza a propriedade da família
Marfil?
2. Em qual estado do Brasil fica essa
propriedade?
3. A família Marfil possui uma área de 12
hectares. Achas que essa quantidade de terra é suficiente para manter uma
família de agricultores com boas condições de vida? Por que? Conversa sobre
essa questão com a tua família. Eles podem te ajudar a pensar sobre essa
pergunta. Ou conversa com teus amigos ou outras pessoas da comunidade. Mas,
nesse caso, pelo ZAP!!!! Lembra que a pandemia está aí. E que todos devemos
permanecer em casa. Só saindo para fazer coisas que sejam essenciais...
4. Perguntamos:
se a família Marfil oferece 15 produtos e a REDE ECOVIDA oferece um total de
250 produtos, quantos desses produtos não são produzidos pela família Marfil?
5. De acordo com o texto, José Antônio Marfil
começou sua produção agroecológica no ano de 1994. Responde, então: há quantos
anos eles trabalham com Agroecologia?
6. Perguntamos, ainda: se a REDE ECOVIDA iniciou
suas atividades 5 anos depois que a família Marfil iniciou na Agroecologia,
quantos anos têm a REDE ECOVIDA?
7. O texto informa que, pela REDE ECOVIDA, são
distribuídos mais de 200 itens entre produtos in natura e processados. O que
são produtos “in natura” e o que são “produtos processados”?
8. No texto, é dito que a REDE ECOVIDA tem cerca
de 5 mil participantes e que a COAPA, cooperativa que faz parte da REDE
ECOVIDA, tem 490 cooperados. Perguntamos: quantos participantes da REDE ECOVIDA
não são cooperados da COAPA?
9. O texto informa que, hoje, a COAPA movimenta
aproximadamente 10 milhões de reais (R$ 10.000.000,00) com a venda de produtos.
Supondo que tenham um gasto de 30% desse valor com despesas como administração,
logística, transporte, divulgação, dentre outras, quanto ficaria para ser
distribuído entre os cooperados?
10. E, se
esse valor fosse dividido igualmente entre os 490 cooperados da COAPA, quanto
ficaria para cada um?
11. A REDE ECOVIDA tem 5 mil participantes e a
cooperativa COAPA, que compõe essa REDE, tem 490 cooperados. Perguntamos,
então, quantos por cento do total de participantes da REDE ECOVIDA são
cooperados da COAPA?
12. No texto é dito que a cooperativa COAPA
entrega toda semana 50 toneladas de alimentos para as escolas da região e que,
somado aos produtos entregues nas feiras, o total chega a 100 toneladas. Se
essas quantidades forem informadas em quilos, ao invés de toneladas, quantos
quilos são vendidos às escolas?
13. A mesma relação que existe entre quilos e
toneladas, vale para metros e quilômetros. Portanto, quantos metros têm um
quilômetro? E quantos centímetros têm um metro?
14. O texto afirma que, em 2013, foram adquiridos
pelo PNAE 108 milhões de reais em alimentos livres de agrotóxicos. E que, em
2014, esse valor foi de 112 milhões, baixando, em 2015, para 97 milhões.
Perguntamos: somando as compras de alimentos orgânicos feitas pelo PNAE nos
anos de 2013, 2014 e 2015, quantos milhões foram utilizados?
15. E, se o total das compras feitas pelo PNAE em
2013 (108 milhões) fossem iguais em cada mês do ano, quantos milhões teriam
comprada a cada mês, durantes esse ano?
Não
precisam responder às questões em ordem. Só não esqueçam de colocar o número da
questão antes da resposta.
Bom
trabalho para vocês!!!!
Esperamos que todos estejam bem e que a
pandemia acabe logo para que vocês possam voltar para a escola! Estamos com
saudades...
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