terça-feira, 28 de abril de 2020

Tarefa 3 - ATIVIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS


TAREFA 3 - ATIVIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Educadores responsáveis: Rosane, Janaina e Demaicon.

 Nesta terceira semana de atividades online da EFASUL, chegou a vez das Ciências Humanas...


Ciências Humanas é o nome da área de conhecimento que inclui 4 disciplinas do currículo do Ensino Médio: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.


E para começar nossos estudos em Ciências Humanas, vamos tentar entender o que é IDENTIDADE. Este tema tem muito a ver com o que vocês estão pesquisando para o 1º Plano de Estudos, sobre a “autobiografia” de vocês. Quando a gente descreve aquilo que acreditamos que somos, a nossa história, as nossas características pessoais, tanto físicas como psicológicas e emocionais, estamos falando de “identidade”. Estamos falando da forma como a gente se identifica. Quando chegamos em algum lugar e pedem para que a gente se identifique, logo dizemos nosso nome: Sou Fulano de Tal. O nosso nome nos identifica, ele faz parte da nossa identidade. Mas será que é só isso? Boa pergunta! Vamos entender mais sobre o que é identidade ao longo deste exercício!

Leia com atenção os enunciados e responda as questões no seu caderno. Depois, tire uma foto das respostas e encaminhe para o Whats da escola, até o dia 07/05/2020.

Boas atividades, gurizada!


QUESTÃO 1 – O texto abaixo fala um pouco sobre o que é identidade para a Sociologia. Leia com atenção e, depois, responda as questões propostas.




Identidade: o que é?

Quando falamos em identidade, lembramos logo do Registro Geral (RG), um documento em que aparece a nossa foto, acompanhada do nosso nome completo, da nossa assinatura, dos nomes dos nossos pais, do estado em que nascemos, da data de nascimento, entre outras informações. Quando registramos esses dados em algum órgão do governo, recebemos a carteirinha com um determinado número – pronto: estamos devidamente identificados, representados por um único número, que não pode ter nenhum outro igual!

O que significa o documento de identidade?

Em uma visão difundida pelo senso comum, significa que, a partir desse momento – o recebimento da carteira –, podemos ser reconhecidos como membros da sociedade, como um indivíduo singular (que não tem igual), como um sujeito participante da vida social, com suas características específicas: nome, número, cor da pele (que aparece na fotografia), sexo, idade, naturalidade. Podemos dizer que o RG, na verdade, é o nosso primeiro documento, pois a Certidão de Nascimento, que é expedida pelo Cartório ao nascermos, é um documento dos nossos pais que afirma e declara ao mundo a nossa existência, reconhecendo-nos como seus filhos.

Nada mais óbvio do que tudo que escrevemos até aqui, não é verdade? Mas, para a Sociologia, falar em identidade é muito mais complexo do que podemos imaginar.

Em primeiro lugar, podemos dizer que os dados estampados no RG revelam diversos pertencimentos desse indivíduo que nós somos: pertencemos a um país, a um estado, a uma família, a uma determinada geração. Revelam também características físicas, tais como o sexo e a cor da pele. Mas, será que “revelam” tudo a nosso respeito? É claro que não.

A nossa identidade formal, anunciada pelos dados, é apenas a nossa estampa, uma “casca” que esconde as nossas ideias, as nossas emoções, os nossos gostos, as nossas crenças, as motivações que temos e as aspirações que buscamos na vida. Todos estes e outros elementos é que formam de fato a nossa identidade, que nos transformam em sujeitos, pertencentes a uma determinada época e lugar, inseridos em um tipo específico de sociedade, construída a partir de uma determinada História.


Trecho extraído do livro didático “Sociologia para jovens do século XXI”,
escrito por Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da Costa,
publicado pela Editora Imperial Novo Milênio em 2013.





 Agora, com base no texto, responda as questões abaixo. Lembre-se de responder com as suas palavras, não copie trechos do texto.


a)      Qual o tema abordado pelo texto?

b)      Se uma pessoa qualquer pegar o nosso RG (Registro Geral), mais conhecido como “Documento de Identidade”, o que ela vai saber sobre nós? Quais informações constam no RG?

c)      Quando recebemos um RG, recebemos nele um número que é só nosso. Ninguém terá um número igual. Ele é exclusivo. Mas o que isso significa? Ou seja, o que significa ter um documento de identidade?

d)      De acordo com o texto, o nosso RG releva muito do que somos enquanto indivíduos, ou seja, revela muitos dos nossos pertencimentos. Mas será que ele revela tudo a nosso respeito? Fale um pouco sobre o que o RG não revela sobre nós, mas que também faz parte da nossa identidade.

e)      Bom, chegamos ao ponto central da nossa discussão: vimos que “identidade” é um conceito que vai muito além de um documento. Com as suas palavras, responda: O que você entendeu por “identidade”?


QUESTÃO 2 – Na Geografia, um dos elementos que conforma a nossa identidade é o lugar a qual pertencemos. Mas o que é esse “lugar”?


“Quando o espaço nos é inteiramente familiar, torna-se lugar” (TUAN, 1983, p.83).


            Para o geógrafo Yi-Fu Tuan o lugar tem muitos significados e traduz os espaços com os quais temos vínculos afetivos e subjetivos. Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia, em interação com uma paisagem, na qual estabelecemos vínculos afetivos. Uma praça ou uma rua onde brincamos desde a infância, o arroio da propriedade em que tomamos banho no verão e/ou pescamos, nossa casa ou nosso quarto são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que possui vínculo e significados para nós.

a) Qual é o seu lugar? Eleja um (1) lugar ao qual se sinta pertencente, faça uma fotografia desse lugar e nos envie. Junto com a foto, escreva um pequeno texto justificando o porquê você se identifica com o lugar escolhido. (Obs: pode ser uma foto atual, mas também pode ser uma fotografia da sua infância ou uma foto tirada há algum tempo atrás).
































Nenhum comentário:

Postar um comentário