terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Tarefa 21 - Atividade de Produção Animal

 Educadores responsáveis: Ricardo Job e Rosane Mota

Prazo de entrega: 21/12/2020 (entregar para Rosane)

 

Olá, pessoal!!


Estamos começando a nossa última tarefa de 2020 e pra encerrar com chave de ouro, vamos introduzir um assunto muito importante: o cuidado com os animais.


No plano de estudos da semana passada vocês relataram um pouco sobre a rotina de trabalho das famílias de vocês e notamos que o trato dos animais é uma atividade presente na maioria das propriedades!


___________________________________________________________________________

SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL

 

O tema da “sanidade e bem-estar animal” tem sido amplamente discutido nas Universidades, entre os pesquisadores e entre os próprios agricultores e agricultoras. É cada vez mais importante cuidar da saúde e da qualidade de vida dos animais, inclusive para obter um retorno melhor na produção.

 

Temos vivido, também, um momento de resgate dos medicamentos naturais e dos tratamentos alternativos para as enfermidades, doenças ou ferimentos, que acometem alguns animais, diminuindo assim o uso de químicos.

_________________________________________________________________________


Pensando nisso, elaboramos algumas questões sobre essa atividade, para conhecer um pouco mais sobre o manejo dos animais e, mais na frente, poder aprofundar esse assunto em sala de aula. Então prepara um mate, chama teus pais pra conversar e responde as seguintes questões:

 

1)      Quais os animais que vocês têm na propriedade?

2)      Os animais são criados soltos ou confinados? Há um planejamento de utilização das pastagens?

3)      Utilizam alguma suplementação alimentar para os animais em determinado período do ano?

4)      Compram rações ou outros tipos de suplemento alimentar para os animais?

5)      Quais as principais enfermidades (doenças, ferimentos...) que vocês observam nos animais da propriedade, tanto nos de criação como nos domésticos?

6)      O que vocês fazem quando identificam uma enfermidade em algum animal? Vocês chamam algum veterinário? Vocês costumam dar medicamentos? Esses medicamentos são comprados ou feitos por vocês mesmos?

7)      A família conhece algum medicamento natural que costuma utilizar em animais, quando eles estão doentes ou com ferimentos? Conta pra nós como esse medicamento é feito (quais ingredientes) e como utilizar (quantidade, forma de aplicação).


Boa atividade, gurizada!! Foco, força e fé, porque tá quase acabando o ano!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Tarefa 20 - Plano de Estudos 06: Divisão do trabalho

 

PLANO DE ESTUDOS 06

DIVISÃO DO TRABALHO

 

Prazo: 15.12.2020 - Enviar para o tutor ou tutora

 


Boa tarde, turma! Neste Plano de Estudos vamos tentar entender como está organizada rotina da família, qual a função de cada um e o que cabe a ti nesse contexto!

 

Abaixo, algumas questões que orientam a elaboração deste Plano de Estudos. Mas, como temos reforçado, não se limitem às questões que apresentamos.

 

1 – Conta um pouco sobre a rotina de trabalho da família e quem é responsável por qual tarefa. Por exemplo: qual o horário de acordar? Esse horário é o mesmo para todos da casa ou tem diferença? Quem acorda primeiro? Quais as primeiras tarefas do dia (fazer o fogo no fogão, colocar o café na mesa, tirar leite, dar comida pros bichos...)? Quem é responsável por essas tarefas (mãe, pai, avô, avó ou você)?

2 – E depois, ao longo do dia, quais são as tarefas de cada um? Quem faz o almoço e a janta? Quem organiza/limpa a casa? Quem vai para a lavoura? Quem cuida dos bichos?

3 – Essa rotina e essa forma de dividir as tarefas é a mesma do tempo da juventude dos teus pais/avós ou familiares? O que mudou dessa rotina de lá pra cá?

4 – E com relação à administração da propriedade e da casa, quem é o responsável? Quem cuida da renda da família e decide onde essa renda será aplicada?

 

Lembrem de responder essas questões em forma de texto, com título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Para relembrar: Na introdução (1 parágrafo) vocês vão dizer sobre o que estão escrevendo. No desenvolvimento (pelo menos 2 parágrafos) vocês vão trazer todas as informações relevantes sobre o tema. E na conclusão (1 parágrafo) vocês vão fazer um fechamento do texto, uma reflexão sobre o que foi dito. Ok? Não se limitem a essa quantidade de parágrafos.  Tentem exercitar a escrita, quanto mais escreverem, melhor!

 

Registrem esse texto no Caderno de Realidade, logo após o Plano de Estudos 04.

 

Qualquer dúvida sobre a realização do Plano de Estudos, entrem em contato com os tutores, eles poderão auxiliar vocês.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Tarefa 19 – Atividade de Produção Vegetal

 Educadora responsável: Amanda Guedes

Prazo de entrega: 09/12/2020 (enviar para a Rosane)

 

Olá Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

 

Vocês receberam o Plano de Estudos nº 5 com o tema “Trabalho e Lazer”, certo? Sabemos que nas nossas atividades agrícolas desempenhamos diversos tipos de trabalhos, seja na lavoura, na horta, com os animais, etc. E outros que nem percebemos, como os serviços de casa, cuidados com as crianças, fabricação de queijos, panificados, etc.

 

Se pensarmos nas plantas e nos locais em que elas estão presentes (seja no ecossistema – hábitat natural, ou nos campos cultivados) necessitamos trabalhar com elas de forma a obter seus frutos, suas folhas, suas raízes, enfim, uma série de propriedades e formas que elas nos oferecem.

 

E se olharmos ao redor, a grande maioria das plantas, nasce na nossa querida e amada Gaia (Planeta Terra) e na terra (ou seja, o solo). Outras germinam nas rochas (que popularmente chamamos de pedra).

 

Para a gente começar a entender o quanto estas plantas podem nos beneficiar, é necessário conhecermos e estudarmos o meio natural onde as plantas encontram as condições necessárias para crescer e se desenvolver: o Solo.


SOLO


O solo é a base para todo ser vivo e de quase todos os sistemas de produção de alimentos. Ele é camada mais fina e superficial da crosta terrestre. Chamamos o solo popularmente de terra. A sua constituição tem mineiras, água, ar, organismos vivos (tais como minhocas, insetos, tatu bola, lacraias, formigas, etc) e restos de organismos mortos ou em estado de decomposição. As plantas necessitam do solo para sua sobrevivência e reprodução, de forma natural.

Ele é formado por uma combinação de minerais, água, ar e matéria orgânica, que variam suas proporções conforme as características naturais de cada lugar e com as práticas agrícolas que realizamos. Quando mexemos no solo alteramos também os processos biológicos executados por diversos grupos de organismos que atuam para que os cultivos possam crescer e produzir em quantidade e qualidade.

Como a nossa querida agricultora e mestra Ana Primavesi (1920/2020) disse: “Há somente duas alternativas: ou tratamos nossos solos com amor e carinho, recuperando-os e produzindo alimentos sadios, ou tentamos explorá-los ainda mais e perecemos por causa desertificação, da falta de água e dos tóxicos em alimentos, ar e água.”

 

Sendo assim, convido vocês a começar a experienciar, praticando um cadinho desta atividade como um trabalho agregado ao lazer docêis.

 

A proposta é que cada um de vocês desenvolva um experimento com o solo da propriedade. Não se assustem, não precisa de muita coisa, tudo que vocês precisam tem em casa e eu vou explicar tudindo, aos poucos!

 

Vamos lá? Quer dizer, vamos ao experimento.

 


O que vamos precisar:

Ø  3 garrafas PET;

Ø  Tesoura;

Ø  Uma porção de areia;

Ø  Uma porção de solo da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Uma porção de terra de mato.

 

Como fazer:

Ø  Corte as 3 garrafas PET, na altura em que elas começam a afunilar (faça isso com cuidado);

Ø  Fure as tampinhas abrindo furos pequenos;

Ø  Emborque a parte de cima da garrafa (aquela que fica parecendo um funil), com a tampa enroscada, dentro da outra parta da garrafa (aquela que fica com a base – uma espécie de “copo”);

Ø  Coloque na primeira garrafa (dentro do funil) uma porção de areia;

Ø  Coloque na segunda garrafa uma porção de solo retirado da lavoura, da horta ou do pomar;

Ø  Coloque na terceira garrafa uma porção de solo retirado do mato;

Ø  Identifique cada garrafa, para você não se perder;

Ø  Durante toda a semana, uma vez por dia, coloque um pouco de água em cada uma das garrafas;

Ø  Observe com muita atenção o que vai acontecendo em cada uma delas;

Ø  Tire fotos (e se quiser, faça vídeos) do desenvolvimento do experimento;

Ø  Anote em um caderno tudo que acontecer com o experimento, para poder responder as questões depois!

 

Obs.: Para auxiliar vocês, um vídeo foi gravado para melhor explicar como realizar este primeiro experimento. No vídeo, utilizei apenas 2 garrafas (porque eu não tinha a terceira hahaha), mas no experimento de vocês, quero que façam com as 3 garrafas, conforme indicado na explicação.




Agora que você já fez o experimento e já observou o que aconteceu com cada uma das garrafas, responda as seguintes questões:

 

1 – Antes de você colocar água, você pensou no que poderia acontecer nesta experiência?

2 – Quais diferenças você notou quando colocou água em cada garrafa com os diferentes materiais (areia, solo da lavoura/horta/pomar e solo do mato)? Responda comentando a sua percepção de forma ampla e focada levando em consideração a coloração, forma dos materiais, infiltração/absorção da água, etc.

3 – Você notou a presença de algum organismo em alguma das garrafas? Se sim, quais?

4 – Você notou o crescimento de alguma planta em alguma das garrafas? Se sim, quais?

5 – No solo que tem na sua lavoura ou na terra do mato, você notou a presença de areia?

6 – Com este experimento tem como saber qual tipo de solo é melhor para as plantas que cultivamos nesta época da estação (milho, feijão, soja, frutíferas e/ou hortaliças em geral)?

7 - Envie fotos (e se quiser, vídeos) do desenvolvimento do experimento.

 

Para refletir:

Considerando sua primeira impressão com este experimento e sua vivência no trabalho com a terra, será que o solo trabalha para a planta ou a vida que existe no solo trabalha junto com a planta?  Esta questão não precisa responder, ela serve para reflexão e fica guardada para discutirmos na nossa próxima aula.

 

Inté breve.

Boas Energias para tod@s os trabalhos e lazeres.